Os criacionistas que me desculpem, mas eu sou adepta da teoria evolucionista. Acho importante, no entanto, ressaltar que já fui criacionista (isso na época em que eu era religiosa).
Sem desprezar a teoria criacionista, cuja base eu respeito e, de certa forma, admiro, sou evolucionista devido ao que eu chamaria de uma base mais sólida, que é de que consiste a teoria evolucionista.
O Criacionismo é baseado na fé (é aí que entra a minha admiração) e na Bíblia (mas quem garante que a Bíblia é uma base sólida? o que faz dela um elemento crível?). Eu diria que o Criacionismo, nesses termos, é um pouco abstrato e, talvez, até fantástico. A Bíblia Sagrada é algo fascinante. Basta nos depararmos com aquela linguagem e com toda aquela evolução histórica, com a figura de Deus à frente de tudo (um Deus, diga-se de passagem, moldado ao estilo de quem escreveu a Bíblia).
Como desprezar a teoria Evolucionista quando o que vemos são anos e anos e anos de estudo aprofundado; anos de experiências realizadas e mostradas ao mundo; anos de testes e comprovações de teorias? A Ciência esfrega coisas nítidas e concretas na cara das pessoas que, por uma teimosia boba, não querem aceitar ou pelo menos estudar um pouco cada possibilidade, por mais óbvia que tudo possa se apresentar.
Como se diz na linguagem popular, os cientistas "matam a cobra e mostram o pau". O problema é que na hora de ver o "pau", as pessoas fecham os olhos (rsrsrsrs).
No entanto, apesar das inúmeras evidências apresentadas pelo meio científico acerca da origem do universo e da vida - sobretudo a humana, que é o caso mais polêmico - ainda faltam bases sólidas para que a ciência consiga se sobressair e fazer valer a sua teoria.
Portanto, diante de tantas dúvidas e contradições, infelizmente ainda é obscura a origem do universo e da vida. Nem o Criacionismo nem o Evolucionismo venceram essa batalha. Ainda não.
Olá Katia,
ResponderExcluirAchei interessante seu blog. Tratar de um assunto tão complexo e polêmico não é fácil e exige uma argumentação minuciosa para evitar a construção de uma falácia.
Sugiro a leitura de um artigo de trata justamente sobre as estruturas conceituais que buscam obter a melhor compreensão da origem da vida na Terra.
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/07/estruturas-conceituais-qual-cosmovisao.html