segunda-feira, 11 de abril de 2011

Engolir a própria hipocrisia...

...é indigesto demais!
Uma das coisas mais sórdidas que pode existir é a hipocrisia, mas muitas vezes não há como escapar dela. Vejamos por que.
A liberdade de expressão existe, mas é limitada. E no que se refere ao ambiente de trabalho, então, o bicho pega! É a porra do comedimento exagerado que atrapalha a nossa vontade de sermos nós mesmos. É mais ou menos aquilo que chamariam de ética profissional, quando o que está em questão não é só o respeito pelo próximo ou pelas regras impostas, mas, também, o cumprimento meticuloso de valores sociais tidos como "certinhos". Então é isso: temos que ser sempre "certinhos" e até "santinhos".
Se você trabalha num meio onde pode exercer sua liberdade de expressão, solte fogos de artifício, porque ser nós mesmos no ambiente de trabalho é algo fora da realidade.
Só pra exemplificar, imagine o que seria, em boa parte dos ambientes de trabalho você ser exatamente você mesmo. Utilizando o exemplo da minha pessoa, seria inconcebível se eu falasse o que penso a respeito da questão do uso de drogas ilícitas, o que penso acerca da religião (quando falo que não tenho religião, o povo já me olha de uma maneira sinistra!), isso entre outras coisas.
Sou hipócrita porque tenho que usar sutiã pra trabalhar (mesmo odiando essa peça!). E, sinceramente, ainda estou insegura quanto a minha segurança em querer fazer as tatuagens, isso por causa do quesito trabalho.
É complicado andar por aí usando máscara quando na verdade a gente quer ser autêntica.
Sim, eu sou autêntica, exceto quando o lado da sociedade a quem devo alguma satisfação impõe suas rígidas e arcaicas normas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário